Logo Assobrav

2011, o primeiro ano chinês

Data 31/12/2010


Eles estão chegando. E apostam numa rápida conquista de mercado.

Joel Leite, Agência AutoInforme

Mais um ano termina hoje e o novo, que começa amanhã, vem cheio de promessas no setor automotivo: novos modelos, novo motores, novos, novos, novos... . A promessa maior, entretanto, é a dos chineses. 510 anos depois de Pedro Álvares Cabral, eles ´descobriram´ o Brasil e, com seus carros e motos, vão começar a chegar ao País para valer, preocupando montadoras.

Alguns dirigentes relativizam o poder de fogo dos chineses. Acham que o produto é de baixa qualidade, que a indústria chinesa ainda tem muito a aprender e que não será fácil disputar o mercado em condições de igualdade com empresas japonesas, norte-americanas e europeias.

Outros acham ser apenas uma questão de tempo para que os chineses tomem conta das nossas ruas. Para esses, o preconceito do consumidor vai durar muito menos tempo do que durou em relação aos japoneses e coreanos. Basta ver os casos de Honda e Toyota, pelos primeiros, e Kia e Hyundai pela Coreia do Sul, sucesso de vendas aqui.

Só o futuro dirá qual grupo tem razão. Mas não há dúvidas de que os chineses estão chegando e apostando numa rápida conquista do mercado.
O salão de motos de 2010 apresentou muitas marcas chinesas, como a Tao Tao, Zhe Jiang e Ben Zhou. Em seguida, o Salão do Automóvel de São Paulo mostrou várias marcas de carros de passeio e comerciais leves, como JAC Motors, Chery, Effa, Chana, Hafei, Haima, Brilliance e Lifan.

No Salão anterior, em 2008, havia apenas uma, a Chana. E os chineses têm a vantagem de apresentar modelos mais equipados e mais baratos.


Fonte: Diário do Comércio


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400