Logo Assobrav

Fiat Cronos Precison 1.8 AT enfrenta Hyundai HB20S Premium 1.6 AT de olho no líder Chevrolet Prisma

Data 13/04/2018

Por:  Redação





Já se vão distantes seis anos que a família HB20 foi lançada no Brasil. E este é um ponto marcante na história dos compactos. A partir de então, os modelos passaram a privilegiar o design e também o nível de equipamentos.

Um desses modelos chegou ao mercado entre o ano passado e o começo deste ano. Trata-se da família Argo/Cronos. A Fiat afirma com todas as letras que o Hyundai foi uma das inspirações.

Além disso, a Fiat ressalta que deseja brigar pela liderança entre os sedãs compactos, deixando Volkswagen Virtus, Honda City e Chevrolet Cobalt se digladiando pelo posto mais alto entre os intermediários.

No entanto, antes de chegar ao líder Chevrolet Prisma, o Fiat Cronos precisa passar pelo segundo colocado, o Hyundai HB20 S. Para esse comparativo, escolhemos as versões topo de linha de ambos. O Cronos é representado pela Precision 1.8 AT, enquanto o HB20 está presente com o 1.6 Premium AT.

Os dois modelos são bem equipados e trazem centrais multimídia compatíveis com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay de sete polegadas sensíveis ao toque, isofix para assentos infantis, vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado, retrovisores elétricos com setas integradas, computador de bordo com tela digital, faróis com assinatura em LED, sensores de estacionamento traseiro, faróis de neblina, banco bipartido e volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade.

Somente o HB20 S conta com airbags laterais, sensor de chuva e crepuscular, bancos em couro e ar-condicionado digital – itens opcionais no Cronos. No entanto, o Fiat dá o troco por contar com controles eletrônicos de tração e estabilidade, lanternas em LED, assistente de partida em rampas, direção elétrica, painel de instrumentos com tela TFT, borboletas para troca de marchas, controle de cruzeiro e sistema start-stop. Nessas configurações, os preços são bem próximos. O modelo da marca sul-coreana custa R$ 71.580, enquanto o Fiat sai por R$ 69.990.

Se igualarmos os equipamentos para o Cronos, o sedã passa a custar R$ 80.330, mas também ganhará itens como espelho retrovisor interno antiofuscante, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e iluminação externa, chave presencial, rodas de liga-leve de 17 polegadas, todos indisponíveis no rival. O único opcional são as pinturas metálicas que custam R$ 650.

Em termos de motorização, o Cronos é equipado com o conhecido 1.8 E.torQ que rende até 139 cv e 19,3 kgfm de torque, enquanto o HB20 S traz sob o capô o propulsor 1.6 Gamma que rende até 128 cv e 16,5 kgfm de torque. Ambos utilizam câmbios automáticos de seis marchas. Em termos de desempenho, os sedãs andam praticamente juntos, com diferença mínima nos testes do Instituto Mauá de Tecnologia a favor do Hyundai. No quesito economia, o Fiat levou vantagem quando abastecido com etanol, enquanto o HB20 S se saiu ligeiramente melhor na gasolina.

Apesar da diferença de potência afinal, são 11 cv e quase 3 kgfm de torque a mais em favor do Cronos, o peso equilibra o desempenho para o lado do HB20 S. São 1.271 kg para o Fiat e 1.083 para o Hyundai.

Acabamento e espaço

Em ambos os pontos a vantagem é do Cronos. Não que o acabamento do HB20 seja ruim, no entanto, por se tratar de um projeto mais moderno, o sedã novato chegou ao mercado com uma variedade maior de materiais e montagem mais precisa. Ainda assim, por se tratar de um carro na faixa dos R$ 70 mil, o acabamento deixa a desejar, predominando o uso de plástico rígido. Já o Hyundai, após seis anos de mercado e uma leve reestilização, tem o interior “cansado”, precisando de novidades que só devem ser aplicadas na próxima geração.

No quesito espaço, o Cronos leva vantagem em todas as medidas. O modelo é maior, mais largo, mais alto e comporta mais bagagem no porta-malas. O entre-eixos, que foi a grande questão debatida quando a variante sedã do Argo foi apresentada, também é ligeiramente maior.Impressões

Em termos de desempenho, como confirmam os testes do Instituto Mauá de Tecnologia, ambos são bem parecidos. Na cidade há disposição de sobra, enquanto na estrada há desempenho suficiente para realizar ultrapassagens com segurança. Mas as coisas mudam quando olhamos para outros detalhes da dirigibilidade.

O rodar do Cronos é mais agradável, muito por conta do seu acerto de suspensão, que é o mais firme dentre os últimos modelos da Fiat, mas não a ser duro. Isso garante conforto e estabilidade, além de ótima filtragem das imperfeições do solo. No HB20 S é mais fácil chegar ao fim do curso da suspensão, o acerto é bem mais firme que do rival e, apesar de não comprometer o conforto, transfere para dentro da cabine os problemas viários do Brasil.

Outra diferença está na assistência à direção. O Hyundai ainda utiliza direção hidráulica, enquanto o Fiat se vale da direção elétrica, que é mais direta e permite calibração mais leve ou pesada de acordo com a necessidade de momento. Ainda pesam a favor do irmão do Argo o controle de cruzeiro, permitindo maior conforto em viagens longas. Todas essas diferenças pesam a favor do Cronos, tornando-o mais agradável de dirigir.

Seguro

No perfil simulado para o uso particular de um homem de 35 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo SP, com garagem fechada em casa e no trabalho, a apólice do Cronos teve preço médio de R$ 3.488,97 franquia média de R$ 3.391,79. No caso do HB20 S, o valor médio foi de R$ 4.038,98 franquia média de R$ 3.738,40.

As apólices de seguro cotadas pela Carsale Corretora 11 3019-2900 cobrem os veículos em 100% do valor da tabela Fipe, com indenizações de R$ 100 mil a danos materiais e corporais, além de carro reserva por sete dias. Vale lembrar que os preços podem variar, para mais ou para menos, de acordo com o perfil, local de moradia e tipo de uso do proprietário do veículo.

Manutenção

Ambas as marcas oferecem planos de revisões programadas até 60 mil quilômetros para os modelos. No caso do Fiat Cronos, as seis revisões custam R$ 3.600 juntas, sendo que para o Hyundai HB20 S o valor é de R$ 3.103,50. Outro detalhe a favor do veterano sul-coreano está na garantia: são 5 anos para ele e apenas 3 para o novato.

Conclusão

O Fiat Cronos é melhor de dirigir, oferce mais espaço para os passageiros e bagagens, além de ser melhor equipado e oferecer mais itens de segurança, mas peca ao manter o longevo motor 1.8 E.torQ. Apesar desse deslize, vence por pouco esse comparativo. O HB20 S segue sendo uma ótima opção no segmento, mas só deverá alcançar o rival em algumas características na próxima geração.


Fonte: UOL Carros / Carsale

Esta notícia foi marcada em Mercado Automotivo


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400