Logo Assobrav

JAC segue crescimento mesmo com carro enterrado na Bahia

Data 13/03/2018

Utilitário esportivo JAC T40 CVT é confirmado para 16 de abril
Do Carpress 





Governador baiano repete discurso de reaver recursos de incentivos

Muito se fala sobre o ritmo acelerado nas obras da fábrica da chiniesa JAC Motors no Nordeste, mas pouco, muito pouco sobre as raízes nefastas suas origens no Nordeste e o famoso carro enterrado em Camaçari BA, que já até virou motivo de mau agouro para os baianos.

Agora, após o anúncio da implantação da fábrica da JAC em Goiás, o governador Rui Costa avisou nesta terça-feira 19 vai lançar mão de todas as estratégias possíveis para reaver os incentivos que foram concedidos à montadora de veículos. A JAC Motors tinha um protocolo para implantação de uma fábrica em Camaçari.

Quando o projeto foi lançado, o investimento previsto era de R$ 1 bilhão. “Nós já acionamos judicialmente e eu estou tomando todas as medidas legais para ter o ressarcimento da JAC Motors. Inclusive, estou fazendo uma comunicação ao governo chinês, de que o seu parceiro no Brasil Grupo SHC, do empresário Sérgio Habib é pessoa inidônea”, destacou Rui.

Segundo o governador, foi enviado um ofício à Embaixada Chinesa, de que o Grupo SHC teria dívidas com o estado e com a Fazenda federal. “Nós vamos buscar esses recursos com todas as ferramentas que nós temos, inclusive com esse ofício para o governo chinês, falando da parceria inidônea”, afirmou.

Rui Costa não soube precisar o montante da dívida e a Secretaria da Fazenda do Estado Sefaz informou que a informação corre em sigilo. Entretanto, quando deixou o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, James Correia disse, em maio de 2015, que a JAC Motors devia R$ 100 milhões ao Estado. Esses benefícios teriam sido concedidos para a importação de veículos.

O governador contou que o problema com a montadora começou quando o Grupo SHC ofereceu como garantia para um empréstimo junto à Desenbahia o terreno que o governo estadual vendeu a preços subsidiados. “Se ele não construísse, eu iria receber aquele dinheiro como? Com um terreno que já era meu?”, lembra Rui.

Sanados os “papagaios”, a JAC espera voltar a crescer, mas em outras bases. Quer abandonar os veículos pequenos e apostar tudo em SUVs. Pretende lançar cinco novos modelos no ano, sendo o primeiro o JAC T40 CVT, a ser lançado em 16 de abril. “Vamos lançar cinco novos veículos neste ano”, confirma Sergio Habib”, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. A conferir.


Fonte: Carpress

Esta notícia foi marcada em Mercado Automotivo


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400