Logo Assobrav

Nissan promete oferecer sistema e-Power em mais modelos e mercados

Data 23/01/2018

Por:  Dyogo Fagundes, Repórter





Tecnologia tem feito enorme sucesso no Japão sob o capô da minivan Note

Considerado um dos principais acertos tecnológicos da Nissan nos últimos anos no Japão, o sistema de propulsão e-Power deu tão certo que acaba de ser confirmado como uma aposta de alcance global da marca. Em entrevista concedida durante o Salão de Detroit, o chefe de planejamento Philippe Klein adiantou que o dispositivo chegará em breve aos Estados Unidos e que poderá ser lançado na Europa como alternativa aos motores a diesel. Um detalhe interessante é que o uso do sistema não ficará restrito a modelos compactos como o Note que o inaugurou no mercado japonês, mas será ampliado para carros mais caros e de grande porte.

Lançada em 2016, a tecnologia e-Power foi tão bem recebida que acumula mas de 65% de aprovação entre os donos do Note. Em janeiro de 2017, por exemplo, a aceitabilidade foi tamanha que o monovolume vendeu até mais que o tradicional Toyota Prius no Japão. A meta agora é repetir o sucesso a nível global e estabelecer o sistema como alternativa "verde" viável e acessível. "Nossa estratégia é expandir para outros veículos e para outros mercados", disse Klein. "Não é apenas para veículos pequenos. Nós iremos aplicar a tecnologia em veículos maiores", completou.

Note E-Power

Na prática, o e-Power funciona como um extensor de autonomia para o motor elétrico que dá propulsão ao veículo o tempo inteiro. Este motor é alimentado por uma bateria e esta, por sua vez, recebe carga de um propulsor a gasolina quando necessário. No caso do Note, o conjunto é formado por um motor elétrico de 109 cv e 25,8 kgfm de torque e um 1.2 3-cilindros de 79 cv a gasolina, que entra em ação apenas para recarregar a bateria. De acordo com o padrão japonês de medição, o consumo é de 37,2 km/l.

Além da economia de combustível, uma outra vantagem do sistema é a aceleração constante. "A experiência de condução é muito próxima da de um veículo elétrico. Contrariamente a um híbrido convencional, você tem a aceleração suave de um veículo elétrico", explica Klein.

Fonte: Automotive News


Fonte: UOL Carros / Motor1.com

Esta notícia foi marcada em Mercado Automotivo


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400