Logo Assobrav

Jeep Renegade quer se destacar da concorrência pela “alma de SUV”

Data 16/08/2017

Por:  Caio Bednarski, Colaboração para o Carsale





O segmento mais badalado do mercado automotivo é o de utilitários esportivos, levando os fabricantes a desenvolverem um ou mais SUV para chamar de seu. Sendo assim, com tantos lançamentos na categoria, surgiu a seguinte questão: o que é realmente um SUV?

Na prática, um SUV veículo utilitário esportivo, traduzido do inglês para o português é um veículo capaz de ser utilizado na cidade e no fora-de-estrada quando necessário. No entanto, nem todos os modelos considerados utilitários esportivos são capazes de encarar situações adversas longe do asfalto – na maioria das vezes dão conta apenas de pisos de terra batida por conta da proposta urbana, o que podemos considerar como um “light SUV”.

Aproveitando que o segmento está em alta e levando em consideração esse questionamento sobre o que define um SUV, a Jeep convidou o Carsalepara acompanhar de perto a produção do Renegade, na fábrica de Goiana, em Pernambuco. Lá também são produzidos o Jeep Compass e a picape Fiat Toro, sendo a unidade mais moderna do grupo FCA no mundo.

A Jeep faz questão de destacar que o Renegade foi concebido para ser um autêntico SUV, com versões a diesel que encaram situações mais complicadas no fora-de-estrada graças ao sistema de tração 4×4 e os modos de condução para cada tipo de terreno. Além disso, a carroceria do Renegade conta com aços de alta resistência em diversos pontos, como nas longarinas que são reforçadas para não deformarem em caso de batidas ou capotamentos, entregando maior rigidez e evitando possíveis torções ao superar obstáculos mais complicados. Todos os pontos de solda são feitos por robôs. Essa tecnologia também é empregada nas versões com motor flex e tração dianteira.width="749"

Produção do Renegade, na fábrica da FCA em Pernambuco

Nossa visita incluiu testes na pista off-road que a Jeep construiu na própria fábrica para as capacidades dos seus carros. Durante uma volta no circuito foi possível ver que o Renegade é capaz de encarar situações off-road com certa facilidade. O SUV foi capaz de superar áreas alagadas, trechos em que as rodas ficam em X com apenas duas em contato com o solo, subidas e descidas íngremes com pedras soltas – tarefa beneficiada também por tecnologias como o assistente de partida em rampas.

A vida do Renegade no segmento de SUVs
Até o ano passado, o principal rival do Renegade era o Honda HR-V, líder do segmento e lançado quase na mesma época que o modelo da Jeep. No entanto, com a estreia de uma turma nova, incluindo Nissan Kicks, Hyundai Creta, Renault Captur, Chevrolet Tracker e até mesmo o irmão maior Compass, os consumidores passaram a ter mais opções, o que deixou a briga ainda mais acirrada.

No mês passado, foram vendidas 3.176 unidades do Renegade, contra 3.169 do novato Hyundai Creta, que mesmo sem versões com motor a diesel, mostra que chegou para dificultar a vida da Jeep no mercado brasileiro. No acumulado do ano, a disputa entre os SUV’s da Jeep e Hyundai também é apertada. Com 20.966 emplacamentos, o Renegade ocupa a 15ª posição do ranking geral de vendas, enquanto o Creta aparece em 17º, com 20.492 unidades vendidas de janeiro a julho deste ano.

Fotos: Divulgação
Texto: Caio Bednarski, colaboração para o Carsale


Fonte: UOL Carros / Carsale

Esta notícia foi marcada em Mercado Automotivo


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400