Logo Assobrav

Lifan elétrico troca a bateria em vez de carregar

Data 20/04/2017

Joel Leite

Sistema implantado na China prevê locação do carro em vez da compra

O problema do carro elétrico é a bateria, que dura pouco e demora para carregar, criando dificuldade na operação e afastando o consumidor dessa tecnologia que, do ponto de vista ambiental, é uma das melhoras alternativas, já que elimina totalmente as emissões de poluentes.

A Lifan criou um sistema aqui em Chongqing, cidade sede da empresa na China, que pode resolver esse problema. Uma frota de 3.500 carros, modelo 330, um hatch pequeno, fica a disposição do consumidor na cidade para locação em postos construídos em parceria com a prefeitura.

São 300 postos, onde a pessoa retira o carro usando um aplicativo no celular. O aplicativo faz a cobrança do aluguel, que custa 120 yuans por dia, cerca de 50 reais. Ele também destrava o carro e liga o motor.

Até aí nenhuma novidade, mas o diferencial desse sistema, é que o consumidor não precisa abastecer, não precisa carregar a bateria. Quando acabar a bateria, o que acontece  após cerca de 160 km, ele para em uma das 300 estações dosistema e troca as baterias do carro, que são oito no total, um serviço que é feito em menos de três minutos, que é mais ou menos o tempo que a gente leva para abastecer o carro em um posto de combustível.

O projeto é um sucesso. Mais de 300 mil pessoas usam o sistema aqui em Chongqing e em outras cidades da região.

O carro pode ser também carregado na tomada de força de casa ou do trabalho e na hora de fazer a locação, o aplicativo indica qual posto mais próximo que tem o carro disponível.

As grandes cidades chinesas tem problemas sérios de poluição, é natural que daqui surjam também propostas eficazes para amenizar as emissões de gases pelos veículos automotores. Pode ser uma boa alternativa também para as cidades brasileiras.


Fonte: Blog: O mundo em Movimento

Esta notícia foi marcada em Mercado Automotivo


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400