Logo Assobrav

Porsche 911 Carrera S e Fiat Mobi Drive são os campeões do Ranking de Testes Carplace 2016

Data 31/12/2016

Por:  Motor1.com




911 Carrera S

Apenas 3,7 segundos. Esta foi a marca que cravou o novo Porsche 911 Carrera S na prova de aceleração de 0 a 100 km/h em nossas medições, desbancando o ex-recordista Jaguar F-Type R por míseros 0,3 s. Munido de motor 6 cilindros boxer, dois turbos e um câmbio de dupla embreagem e sete marchas com controle de largada, o 911 se lança como se tivesse sido catapultado, jogando o motorista para trás e golpeando sua nuca a cada troca de marcha. Um canhão!

Assim abrimos a contagem do nosso ranking de testes 2016, um ano no qual apenas um líder foi mantido – o VW up! no consumo com gasolina na estrada, mas parece que é questão de tempo até testarmos o Fiat Mobi Drive com gasolina afinal, com etanol ele é o novo campeão. Até mesmo no ranking de frenagem temos um novo primeiro colocado.

911-carrera-s-carplace-7

No ranking de consumo é que aconteceram as mudanças mais significativas, muito por conta do programa Inovar Auto, que brigou as montadoras a lançarem carros mais eficientes sob pena de ter que pagar mais imposto. Prova disso foi a grande quantidade de novos motores lançados no país em 2016, o que nos motivou até a fazer uma reportagem específica sobre o assunto veja aqui.

Fiat Mobi Drive

Mais uma vez, não custa lembrar, o Motor1 Brasil/Carplace é o único site especializado sem contar publicações impressas com parte digital que realiza suas próprias medições para confrontar com os geralmente otimistas dados das montadoras. Ou seja, quando anunciamos uma reportagem de TESTE, isso quer dizer que o carro foi efetivamente testado com equipamento profissional, importado da Inglaterra – o mesmo utilizado pelas principais publicações automotivas do mundo, bem como montadoras, fornecedores, etc – e obedecendo um critério próprio, com diversas passagens, contra e a favor do vento, em pista específica.

Vamos aos rankings – carros em negrito são os estreantes deste ano na lista

RANKING GERAL: Aceleração de 0 a 100 km/h
1Porsche 911 Carrera S3,7 s
2Jaguar F-Type V8 R AWD/Audi RS64,0 s
3BMW M2/Porsche Macan Turbo4,8 s
4Audi TTS/BMW X5 50i/Jaguar XFR4,9 s
5BMW M235i5,1 s
6Chevrolet Camaro V85,2 s
7Range Rover Sport SVR/Mercedes A45 AMG/BMW 135i/Range Rover Vogue V8 S5,3 s
8Mercedes-Benz SLK 55 AMG5,4 s
9Jaguar F-Pace V8 S5,8 s
10BMW 640i Gran Coupé5,9 s

Comentários: Para quem desdenhou dos novos motores turbo da Porsche, está aí o 911 Carrera S para mostrar que a mudança veio para o bem. O lendário superesportivo alemão não só desbancou os antigos líderes como ainda abriu 0,3 s de vantagem, sendo o primeiro carro testado por nós a baixar da barreira dos 4 segundos para chegar aos 100 km/h. Outros alemães que fizeram bonito foram o BMW M2, no pódio, e o Audi TTS, com 0 a 100 km/h ainda abaixo de 5 segundos. Já o novo Camaro baixou 1 segundo na prova em relação ao anterior.

Fiat Mobi Drive

RANKING GERAL: Consumo médio com etanol ciclo rodoviário
1Fiat Mobi 1.0 Drive14,3 km/l
2Fiat Uno 1.4 Sporting/VW Fox Bluemotion 1.014,2 km/l
3VW Golf 1.0 TSI/Ford Ka+ 1.0/VW up!14,0 km/l
4VW up! TSI13,8 km/l
5VW Gol 1.0/Nissan March 1.013,7 km/l
6Fiat Uno Attractive 1.013,2 km/l
7Nissan Versa 1.6 CVT/Nissan Versa 1.0/Ford Ka 1.013,0 km/l
8Hyundai HB20 1.012,6 km/l
9Citroën C3 1.2/Honda City EXL CVT/Fiat Grand Siena Attractive 1.4/Fiat Uno Attractive 1.012,4 km/l
10Ford Fiesta Titanium 1.6 Powershift12,3 km/l

Comentários: A Fiat lançou o Mobi que deveria ter sido lançado desde o começo o Drive com motor de 3 cilindros e direção elétrica, e o resultado não deixou dúvidas quanto ao acerto do carrinho: líder de consumo com etanol na estrada – ainda não tivemos a oportunidade de medi-lo com gasolina. Motores Firefly 1.0 e 1.3, aliás, fizeram bonito também sob o capô do Uno 2017. Os novos 1.0 aspirado e turbo da VW também foram destaques equipando o Gol e o Golf, respectivamente.

Novo Prius 2016

RANKING GERAL: Consumo médio com gasolina ciclo rodoviário
1VW up!20,0 km/l
2VW Fox Bluemotion19,9 km/l
3Ford Ka 1.019,0 km/l
4Toyota Prius18,9 km/l
5VW up! TSI18,8 km/l
6Renault Clio 1.018,4 km/l
7Peugeot 208 1.217,8 km/l
8Mercedes C180/Mercedes A20016,9 km/l
9Ford Fiesta 1.0 EcoBoost16,6 km/l
10Mercedes-Benz B20015,8 km/l

Comentários: Os novos 3-cilindros do mercado nacional também mostraram seu valor com gasolina. O Peugeot 208 1.2 e o Ford Fiesta 1.0 Ecoboost entraram no nosso Top 10. Outra atração ficou por conta do híbrido Toyota Prius, que ficou em quarto na estrada e, com 25,6 km/l na cidade, se tornou o carro mais econômico já testado por nós na média ponderada ciclos urbano e rodoviário.

bmw-m2-teste-6

RANKING GERAL: Frenagem 100 km/h a 0
1Porsche 911 Carrera S34,1 m
2Suzuki Swift Sport34,6 m
3BMW M2/Audi TTS34,8 m
4Porsche Panamera V635,0 m
5Porsche Macan Turbo35,4 m
6BMW 328i GT35,5 m
7Mercedes A45 AMG35,8 m
8Audi RS635,9 m
9VW Golf GTI/Audi TT36,2 m
10BMW Z4 20i Pure Impulse36,4 m

Comentários: o 911 desbancou o pequenino e leve Swift com um frenagem de fazer os olhos esbugalharem: somente 34,1 metros na estancada de 100 km/h a zero. O Audi TT, que já tinha ido bem no ano passado, entrou em terceiro na versão apimentada TTS – empatado o com também estreante BMW M2. Já o Golf GTI nacional melhorou sua marca em relação ao importado, por conta das rodas aro 18&8243; e pneus mais grudentos.

Fotos: Arquivo Carplace e divulgação

Galeria: Porsche 911 Carrera S – O grande campeão de 2016


Fonte: UOL Carros / Carplace

Esta notícia foi marcada em Mercado Automotivo


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400