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Teste: Chevrolet Cruze LTZ com OnStar - Assistência amplificada

Data 30/12/2015

Chevrolet Cruze Sport6 ganha mais possibilidades com o sistema OnStar na linha 2016

por Laís Rezende
Auto Press

Ao lançar o OnStar no Brasil, a General Motors quis acrescentar um ar mais tecnológico à marca Chevrolet. O sistema foi criado em 1995, nos Estados Unidos, mas somente em 1996 foi lançado oficialmente nos modelos Cadillac DeVille, Seville e Eldorado. Por aqui, o primeiro com OnStar é a linha 2016 do Cruze, como seu hatch chamado de Sport6. Mas a marca americana pretende ampliar a tecnologia interativa por todo seu line-up – como no recém-lançado Cobalt 2016. O “gadget” permite ao motorista usar sua conexão de áudio para entrar em contato com representantes do OnStar para diversos serviços, sendo eles de emergência, diagnósticos de veículos, direções e entretenimentos. Esta tecnologia também pode ser usada para ajudar os pais a controlarem seus filhos jovens através de alertas sobre a utilização do veículo via internet ou até por mensagens no celular. O sistema disponibiliza informações sobre quando o motor é desligado ou ligado, se o carro ultrapassa uma determinada velocidade ou sai da área delimitada para utilização. A intenção é deixar os pais tranquilos para seus filhos usarem seus carros. 

O OnStar permite ao motorista se conectar à central de atendimento 24 horas por meio de uma linha telefônica exclusiva para o veículo. A conversa é transmitida pelos alto-falantes e microfones do carro. É possível fazer desde consultas rápidas, como previsão do tempo e horóscopo do dia até o envio de destinos ao GPS do veículo, reserva de restaurante e hora no salão de beleza. Em caso de acidente com o acionamento dos airbags, uma mensagem automática é enviada para a central de atendimento OnStar, para tentar contatar os ocupantes e oferecer o melhor suporte de acordo com a situação, como ambulância, bombeiro ou guincho. Caso não obtiver contato na chamada com os ocupantes, o resgate é enviado mesmo assim. Para serviços como assistência na recuperação em caso de roubo e situação de arrombamento, é possível observar o deslocamento via satélite do veículo e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade e até mesmo o bloqueio total do motor para ajudar a polícia em sua localização.

Outro modo de utilizar o sistema OnStar é através do aplicativo específico para smartphones Android, que inclui o travamento e o destravamento das portas, acionamento de luzes e buzina, envio de percurso para o GPS do MyLink, alerta de movimento e de velocidade, localização do veículo e outras notificações. A linha Cruze 2016 oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. E para utilizar o beneficio, a habilitação pode ser inicializada na concessionária e após, o cliente recebe um e-mail para finalizar o cadastro e começar a experimentar o beneficio. 

Fora o OnStar, na linha 2016 do Cruze Sport6 LTZ, a lista de equipamentos continua igual. O esportivo traz retrovisores externos com rebatimento elétrico, sistema multimídia com Bluetooth, navegador e comando de voz em português, acabamento interno com bancos, portas e painéis revestidos em duas cores – marrom e preto – com costura pespontada e chave presencial, que permite o motorista acionar o motor fora do carro para climatizar o habitáculo antes de entrar no veículo. Desde a versão mais básica, os itens de segurança já saem de fábrica, com controles eletrônicos de tração e estabilidade, controle de velocidade de cruzeiro, airbags frontais e laterais, freios ABS com assistência de frenagem de urgência, além de cinto de segurança de três pontos em todos os assentos. A linha 2016 ganha duas opções de cores metálicas em sua carroceria, a Cinza Graphite e a Bege Pepper Dust. E a lista de opcionais cresceu com o suporte para tablet e dois modelos de cadeirinhas de bebê compatíveis com o sistema isofix do carro.

Sob o capô, nenhuma alteração foi promovida. O motor 1.8 litro flex de 144 cv ao ser abastecido com etanol tem torque de 18,9 kgfm a 3.800 giros, sempre acompanhado da transmissão automática com modo sequencial de seis velocidades, nas versões LTZ e LT, que também pode ser manual. Para adquirir um Cruze hatch topo de linha, é preciso gastar R$ 89.990. Já a versão mais básica LT sai por R$ 79.890. O Cruze sedã parte de R$ 79.950 e chega em R$ 88.990 na versão topo.

Primeiras impressões

Para utilidades e futilidades

O Cruze Sport6  não mudou quase nada na linha 2016 . Nem mesmo as duas novas cores que entraram em oferta são capazes de quebrar a rotina. Uma é o Cinza Graphite e a outra é o Bege Pepper Dust, ambas metálicas. Apenas ganhou o novo sistema de telemática OnStar, que incorpora uma espécie de linha de comunicação com uma central de serviços. Há um chip da Claro instalado na base do espelho, que não tem custos extras para fazer ligações para o sistema OnStar. Dá para usar de todos os jeitos: descobrir onde fica o pronto-socorro mais próximo ou saber o horóscopo do dia. Através de um aplicativo para smartphones Android, é possível também usar o celular para desfrutar de mais pequenas “mordomias” oferecidas pelo OnStar – travar ou destravar as portas, acionar luzes e buzina ou até mesmo localizar o veículo.

A comunicação com a central de atendimento começa no retrovisor interno. Ali estão três botões, separados por cores. Ao pressionar o azul, a ligação é atendida em poucos segundos por um atendente, e se percebe que existem poucos funcionários ainda atuando, pois um mesmo representante atendeu nas três ligações feitas no decorrer do teste. Ao solicitar pelo sistema OnStar um percurso por GPS, a consulta do atendente é feita no Google Maps, que pode acabar levando ao lugar errado, caso o endereço tenha mudado. O vermelho é de S.O.S, para ser acionado em casos de emergência. E o preto tem a função de finalizar as chamadas. 

Ficha técnica

Chevrolet Cruze Sport6 LTZ

Motor: Etanol e gasolina, dianteiro, transversal, 1.796 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando do cabeçote e comando variável nas válvulas de admissão e escape e duto de admissão de dupla geometria. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.

Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Possui controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 144 cv e 140 cv a 6.300 rpm com etanol e gasolina.

Aceleração 0-100 km/h: 10,2 segundos.

Velocidade máxima: 196 km/h.

Torque máximo: 18,9 kgfm e 17,8 kgfm a 3.800 rpm com etanol e gasolina.

Diâmetro e curso: 80,5 mm X 88,2 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados e barra estabilizadora. Traseira semi-independente com eixo de torção, molas progressivas e amortecedores telescópicos pressurizados. Possui controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 225/50 R17.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.

Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,53 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,48 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina.

Peso: 1.450 kg.

Capacidade do porta-malas: 402 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Produção: São Caetano do Sul, São Paulo.

Lançamento mundial: 2008.

Lançamento no Brasil: 2011.

Itens de série: Seis airbags, alarme, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, faróis e lanternas de neblina, luzes diurnas de leds, regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, Isofix, rodas de alumínio de 17 polegadas, abertura das portas e partida do motor através de botão, sensor crepuscular, ar-condicionado digital, câmera de ré, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo, controlador de velocidade de cruzeiro, volante multifuncional, direção elétrica, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos e com rebatimento elétrico, vidros elétricos, sensor de chuva, bancos em couro bicolor e sistema multimídia com tela LCD de 7 polegadas sensível ao toque, rádio AM/FM estéreo, CD, MP3, USB, entrada auxiliar, Bluetooth com função áudio streaming, seis alto-falantes, visualizador de fotos, navegador, GPS integrados e sistema OnStar.

Preço: R$ 89.990.









Fonte: UOL Carros

Esta notícia foi marcada em Mercado Automotivo


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