Logo Assobrav

EUA: mercado do etanol estagnado força produtores a procurarem alternativas

Data 29/12/2012

Produtores americanos de etanol estão procurando alternativas de faturamento para compensar a estagnação da procura pelo combustível alternativo.

Além de procurar mercados externos – surpreendentemente o Brasil é um deles – os agricultores americanos estão fabricando ingredientes a partir do milho que vão desde alimentos a revestimentos industriais.

Durante vários anos, os produtores americanos de álcool combustível foram incentivados a aumentar sua capacidade produtiva para atender às necessidades geradas pela regulamentação que obriga misturar 10 por cento de etanol à gasolina.

Por outro lado, o E85, mistura de 85 por cento de álcool com 15 por cento de gasolina, não foi bem acolhido pelos consumidores americanos. O combustível alternativo é difícil de encontrar em postos de abastecimento e seu preço não é atraente ante o da gasolina tradicional.

Com o suprimento para ser usado como aditivo equilibrado, a perspectiva é que o consumo de etanol nos EUA cresça menos de um por cento este ano. Isto levou várias empresas a suspenderem a produção de destilarias nos últimos meses.

A notícia, preocupante para o setor, está sendo comemorada por grupos adversários do uso do milho para fabricar combustível, apontado como fator de elevação do preço dos alimentos. Para eles, o cereal está gradualmente voltando a assumir sua vocação natural.


Jorge Meditsch


Fonte: Auto Estrada


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400