Logo Assobrav

Carros que poluem menos terão desconto no IPVA em 2013, diz Minc

Data 27/12/2011

O secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc, anunciou, nesta segunda-feira (26), a criação da Nota Verde para os carros novos mais eficientes no controle da emissão de gases. A partir dessa Nota Verde, o carro terá desconto no IPVA. Segundo Minc, o benefício valerá para o ano de 2013.

O secretário confirmou que o governador Sérgio Cabral já autorizou a Nota Verde.

Ao lado da presidente do Instututo Nacional do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e do presidente do Detran, Fernando Avelino, Minc anunciou regras mais rígidas para tirar de circulação carros que poluem. A emissão de gás, que era avaliada na vistoria anual apenas para conhecimento e alerta do motorista, de forma educativa, passará a reprovar a partir de 1º de janeiro. O motorista terá 30 dias para regularizar seu carro e voltar à vistoria, ou será impedido de circular, disse Minc.

´Dragões da poluição´

O presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, explicou que, no estado, existem 400 mil carros particulares com índices de poluição considerados reprovados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Esses carros têm um grau de poluição acima do limite, que é de 200 PPM (partículas por milhão) e foram identificados em vistorias anteriores. Desses, 40 mil são considerados os "dragões da poluição", por terem emitido um grau de gases poluentes acima de três mil PPM. No ano que vem, a vistoria do Detran terá como alvo esses carros.

A presidente do Inea, Marilene Ramos, explicou que, até 2016, a meta é tirar de circulação 100% dos carros poluidores.

"Isto é uma evolução. Autoridades do Espírito Santo e do Distrito Federal já entraram em contato para conhecer nosso sistema".

Para Minc, trata-se de "fazer o dever de casa".

"Afinal, vamos sediar a Rio+20. Tirar os poluidores da rua tem dois objetivos: a saúde do ser humano e o controle do efeito estufa".
No estado do Rio, por ano, 225 mil novos carros se somam à frota. A preocupação com o aumento da poluição do ar levou o Detran e a Secretaria de Estado do Ambiente a elaborarem as novas regras para a inspeção do nível de emissão de gases.


Fonte: Lilian Quaino Do G1 RJ


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400