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Antecedendo a fundação da Assobrav, inicialmente denominada Cobrave - Confederação Brasileira de Revendedores Autorizados Volkswagen, foi criado em 1968, o Conselho Nacional de Revendedores Volkswagen. Uma idéia lançada pela fábrica para dissipar o movimento de alguns concessionários que iniciavam, na época, a formação de células regionais denominadas UNI´s, que previam a organização da classe de distribuidores para amenizar problemas como a falta de ética e o aviltamento de preços entre a própria rede. A União dos Distribuidores do Vale do Paraíba UNIVAL foi a primeira célula a ser formada. Em seguida, surgiram outras UNI´s no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Com os resultados iniciais e a determinação de mudar as regras do jogo no mercado, os Concessionários Volkswagen decidiram pela organização nacional da entidade. Um primeiro encontro, em São João da Boa Vista SP, marcou o início das visitas regionais que tinham como meta a formação de uma Confederação de UNI´s União de Concessionários. A idéia foi prontamente aprovada pelos empresários da época que decidiram encampar a iniciativa convocando a rede de São Paulo. Foi a concessionária Sabrico, em São Paulo, que abrigou o início da Cobrave após inúmeras reuniões realizadas nos últimos dias de 1972.

Na primeira reunião da recém-criada Confederação, uma Comissão incumbiu-se de redigir a minuta final e o protocolo de adesão para aprovação do estatuto e filosofia da entidade. Naquela época, o País sofria com a Crise do Petróleo, e o setor da distribuição de veículos amargava prejuízos na tentativa de reagir ao acirramento da concorrência que se traduzia em descompasso de demanda, onde a oferta era maior do que a procura. A situação era agravada pela própria Volkswagen que detinha 65% de participação de mercado, mas não dispunha de produtos à altura dos lançamentos anunciados pelas fábricas concorrentes que começavam a se instalar no Brasil, obrigando os concessionários a garantir vendas à base de sensível perda da margem de lucro. Foi então, em 20 de dezembro de 1972, numa Segunda reunião, que 113 dos 800 concessionários existentes no País compareceram à sede da Federação do Comércio de São Paulo para adesão à entidade. Dos presentes, 107 empresários aderiram à nova associação. Substituindo a Cobrave, estava criada, naquela tarde, a Assobrav-Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen, com a eleição do primeiro Conselho Administrativo e a primeira presidência.

As atividades da Assobrav foram iniciadas em 1973, numa sala alugada no centro de São Paulo, de onde eram enviados telegramas, telefonemas e cartas/comunicados aos associados, assim como as primeiras negociações junto à montadora.

Para balizar suas metas, a entidade constituiu a Diretoria Executiva e realizou a primeira Pesquisa de Opinião entre a rede, a fim de obter informações sobre o mercado regional, produtos, concorrência e sôbre a própria Volkswagen. Com os resultados obtidos, as adesões da rede foram crescendo, passando a 203 associados em 1973, até atingir 712 em 1977. Com objetivos maiores e mais ousados, a associação necessitava de mais espaço e profissionalização. Já instalada em um sobrado na Avenida Indianópolis, 667, a diretoria da Assobrav, em 17 de novembro de 1978, após a 1ª Convenção Nacional da Assobrav-Cenassobrav, realizada no Hotel Hilton em São Paulo, decidiu pela compra de um terreno para a construção de sua sede própria, inaugurada em 1982 e localizada no atual endereço, à avenida José Maria Whitaker, 603 - São Paulo/SP. Com o objetivo inicial de resgatar a ética entre os concessionários, prepará-los profissionalmente para a realidade de mercado em constante mudança e, fundamentalmente, para estabelecer o canal de comunicação junto à Volkswagen, a Assobrav pautou sua trajetória sobre um terreno de propostas de vanguarda em prol de sua rede. Através da aproximação gradativa junto à Volkswagen do Brasil, a rede de concessionários e a Assobrav passaram a ser reconhecidas, ainda que paulatinamente, pela Volkswagen Mundial. Paralelamente ao trabalho político, a entidade passou a reforçar, também, os princípios ético e profissional de seus associados. Para preparar os empresários da rede, também conhecidos como titulares, a Assobrav iniciou processo de treinamento oferecido através de cursos e seminários em todo o País, atividade pioneira no segmento. A partir destas iniciativas, as realizações da entidade começaram a se concretizar.

Com os resultados positivos, a associação iniciou sua trajetória, vencendo os desafios impostos à Rede Volkswagen no país. Aliando seus objetivos comuns ao relacionamento com a montadora e à realidade do País, a Assobrav procurou fortalecer a categoria da distribuição automotiva e, por este motivo, teve papel fundamental na história da criação da atual Fenabrave - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores antiga Abrave. Mais do que isso, foi prea da Lei 6729 - de relatoria de Renato Ferrari, que regulamentou em 1979, a concessão de marcas e estabeleceu critérios de relacionamento entre montadoras e concessionárias.

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